LEITURA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: A EXPERIÊNCIA DO GENTE QUE LÊ NA ESCOLA BÁSICA, DE GOIANÉSIA DO PARÁ, PA

Resumen

Este artigo é o resultado de uma ação de incentivo à leitura realizada no Colégio Estadual Anunciada Chaves, em Goianésia do Pará, Sudeste do Pará. O gente que lê na escola básica foi desenvolvido no mês de abril de 2019, a ação se inseriu como parte dos diferentes projetos pedagógicos colocados em curso na escola. Esta experiência revelou o público leitor da escola e a natureza da literatura consumida por ele, bem como, a construção dos seus diversos percursos de vida, com os livros. A rede analítica dialoga com o conceito de fronteira de Martins (2009), Território e Cidadania, Santos (2002). Ao final do evento foi possível identificar que essas ações podem ser outras chaves de leitura da realidade educacional local, também, nas dimensões da classe, da raça e do gênero frente às práticas de leitura, esta que é um dos desafios constantes do fazer docente, na fronteira escolar amazônica.

Biografía del autor/a

Tiese Rodrigues Teixeira junior, Naea, Gepemssp
Doutor em ciência socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Mudança Social no Sudeste Paraense, professor da rede pública de ensino do Estado do Pará.
Publicado
2020-12-31