A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TEA: UM ESTUDO DE CASO

  • Jéssica Bellodi UFMS
  • Gislene de Souza Bruno UFMS
  • Karin Kelli Souza Godoy UFMS
  • Helen Paola Vieira Bueno UFMS

Abstract

As atividades psicomotoras são importantes para crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) porque visa auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, percepção espacial e controle corporal, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, estimulando a interação, fatores essenciais para a autonomia e a qualidade de vida da criança. Realizar atividades de psicomotricidade em família com uma criança com TEA, ajuda a criança a aprimorar sua independência. Além disso, quando a família participa, cria-se um ambiente seguro e acolhedor, fortalecendo o vínculo emocional, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança. O objetivo deste trabalho expõe a intervenção de uma mãe com seu filho com o TEA em atividades de psicomotricidade no ambiente familiar. Este é um estudo de abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso para apresentar os resultados. De forma geral a criança conseguiu realizar as atividades de coordenação motora fina sem grandes dificuldades e em apenas algumas tarefas precisou de alguma intervenção da mãe. Pode- se concluir que a prática psicomotora ajuda a criança em seu percurso maturativo tanto na expressividade motora quanto a capacidade de descentração cognitiva sendo esta área rígida na criança com espectro autista. Palavras-chave: Psicomotricidade. Intervenção. Autismo.

Author Biographies

Jéssica Bellodi, UFMS
Licenciatura em Pedagogia. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Gislene de Souza Bruno, UFMS
Licenciatura em Pedagogia. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Karin Kelli Souza Godoy, UFMS
Graduação em Administração. Especialização em MBA. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Helen Paola Vieira Bueno, UFMS
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Professora na graduação, especialização mestrado e pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana
Published
2024-12-13