A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR E OS IMPACTOS PODEM OCORRER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIAZAGEM DOS ESTUDANTES

  • Rosinete Aparecida dos Anjos Dobix UFMS
  • Edimara Cristina Brito e Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Magda de Brito Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Maiquele Leite Gabriel UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Helen Paola Vieira Bueno UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Abstract

Com o objetivo de relatar sobre algumas vivências do professor (a) que está inserido no contexto educacional, com foco na saúde mental e nas interferências que esta condição pode ocasionar no cotidiano do professor (a), esta pesquisa buscou relatar algumas experiências em ambiente escolar. Diante disto a pesquisa buscou analisar a rotina desses profissionais e todos os fatores que estão envolvidos, observar as dificuldades que esses profissionais encontram no dia a dia e identificar questões que podem estar relacionadas a sua condição e verificar se existe influência dessa condição no processo de ensino aprendizagem, buscando responder a seguinte pergunta, a saúde mental do professor pode interferir no processo de aprendizagem dos estudantes no contexto educacional? Portanto, essa pesquisa se fez relevante pois buscou analisar vivências de diferentes regiões do país, oportunizando ampliar o conhecimento sobre a temática e comparando experiências de diversos profissionais. Nesse ínterim, é necessário afirmar que, a orientação da Professora Doutora Helen Paola Bueno, durante todo período de estudos corroborou para o processo de conclusão do curso de pós graduação em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.
Published
2024-12-13