A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

  • Mayara Ferreira Alves Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Abstract

Advances in different areas of knowledge have contributed to the early discovery of various needs that, in the past, were only diagnosed late. It is not uncommon to hear comments that there are many people with special needs in this era, as if this were a contemporary problem. However, these indices have demonstrated not that more people were born under these conditions, but that Science has been more efficient and more sensitive to these issues. Given this, one of the biggest problems to be faced is the inclusion of students with special educational needs in the school environment, given that we still suffer from the lack of preparation of professionals and the lack of structural organization to deal with this demand. Given the complexity of this discussion, in this work, we propose to reflect on teacher training for Specialized Educational Services (AEE), highlighting the need for continuous preparation, as well as pointing out recent challenges. To this end, we carried out qualitative research with a bibliographical approach, in which we sought support from authors such as: Rosalen and Bortolozzi (2010), Chaves and Nunes (2013), Radetski, Mantelli and Gräff (2023), Mascaro; Estef (2023) etc. From the discussions, we concluded that there is still a long way to go so that teachers are prepared to guarantee quality specialized care, an issue that should be focused on in initial and continuing training. Keywords: Teacher training. Specialized Educational Service. Social inclusion.

Author Biographies

Mayara Ferreira Alves , Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Mestra em Educação, pelo PPGE-UFAL (2023). Especialista em Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018). Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Arapiraca (2016). Atua na educação infantil como professora efetiva do Município de Água Branca/AL e na 11ª Gerência Especial de Educação/GEE, como técnica no setor Gestão de Sistema e como Formadora Regional - Criança Alfabetizada/RENALFA.
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Published
2024-12-13