ENTENDENDO OS NOVOS LETRAMENTOS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: foco nas práticas sociais diárias

  • Nara Hiroko TAKAKI UFMS/CPAQ
  • Fernanda Belarmino de SANTANA UFMS

Abstract

Foi no final da década de oitenta que os computadores passaram a fazer parte do ensino nas universidades brasileiras (PAIVA, 2008). Entretanto, o que se tem discutido é como seu uso está sendo feito, com que propósitos e fundamentos teóricos. As novas tecnologias estão presentes na vida (salas de aula, locais de trabalho e lazer, dentre outros), gerando novas linguagens e construções de sentido. As escolas e universidades estão sendo desafiadas a promover práticas que dialoguem com essas novas demandas de uma sociedade em constante transformação. Ao promover um diálogo com a nova realidade, os ‘novos letramentos’ (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, 2006) buscam revisitar as ontologias e epistemologias de ensino-aprendizagem, ressaltando a necessidade do posicionamento crítico, colaborativo e transformativo do cidadão em contexto complexo, pluralizado, heterogêneo e instável (MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013; OCEM-LE, 2006). Este artigo busca estabelecer uma relação entre as práticas de letramentos com as práticas escolares de escolas e universidades no mundo globalizado e tecnologizado. Ele é parte de pesquisas sobre novos letramentos, formação crítica de professor e sociedade, com uso de metodologia de natureza qualitativa, interpretativa, bibliográfica e exploratória. A conclusão parcial revela a necessidade de se desenvolver mais pesquisas nesta área de conhecimento e práticas inovadoras, colaborativas, críticas e transformativas em contextos educacionais.

Author Biographies

Nara Hiroko TAKAKI, UFMS/CPAQ
Possui bacharelado em Inglês e Português pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1989), licenciatura em Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), mestrado (2004), doutorado (2008) e pós-doutorado (2012) em Letras Modernas (Português e Inglês) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo. É professora adjunta III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Leciona no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Tem experiência na área de Letras, Linguística Aplicada com ênfase em linguagem, interpretação e sociedade, incluindo os seguintes temas: construção de sentido, ensino de línguas, novos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos, novas tecnologias, coleção didática e estudos pós-coloniais. Autora dos livros: Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês e de Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso.
Fernanda Belarmino de SANTANA, UFMS
Possui graduação em Letras Licenciatura Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). É especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela UNIDERP - Anhanguera (2006). Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica em escola de idiomas (2006-2010). Atualmente leciona no curso de LETRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) como professora voluntária. É Mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS.

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Published
2014-10-31