ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS

  • Isabel Cristina RATUND UFMS/CPAQ
  • Maria Neusa G. Gomes de SOUZA UFMS/CPAQ

Abstract

Este texto objetiva tratar sobre o intercambio cultural entre acadêmicos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA) em aldeia indígena Terena. O projeto de ação ocorreu por meio da Congregação Luterana Indígena, com sede em Anastácio/MS, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental na escola Municipal Indígena Polo em Miranda/MS, em maio do corrente ano. Este projeto reflete as contribuições das discussões provocadas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar de Professores-GEPFIP/CNPq/UFMS/CPAQ. A pesquisa assentou-se em pressupostos teóricos de autores como Fazenda (2012), diversidade cultural, Brasil (2007), Carlos (2006), Tavares (2013) entre outros. Os encaminhamentos metodológicos pautam-se pelas ações sociais e pedagógicas aplicadas pelos norte-americanos e acadêmicos brasileiros em dinâmicas lúdicas, artísticas e esportivas, com palestras de cunho pedagógico e educativo relacionadas a temas como: sexo, amizade, higiene, drogas, alcoolismo, primeiros socorros etc. Tais ações foram intermediadas na tradução da língua Terena à língua Inglesa, Portuguesa e vice-versa, oportunizando compreender a dimensão das experiências em atividades de apoio social a saúde e de promoção e valorização da diversidade cultural. Os resultados apontaram grandes avanços nas ações desenvolvidas a favor de um grupo mais expressivo, criativo e sensível ao mundo que o cerca, ou seja, vislumbrou-se o exercício para a prática interdisciplinar de convivência e parceria.

Author Biographies

Isabel Cristina RATUND, UFMS/CPAQ
Possui graduação em Letras- Licenciatura Plena pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: dicionário, Metalexicografia, Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa, Formação de Professor, Interdisciplinaridade
Maria Neusa G. Gomes de SOUZA, UFMS/CPAQ

Doutora em educação pela UFMS. Mestre em educação pela UCDB/UNESP. Especialista em História Regional. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em História pela UFMS. Professora do Departamento de História da UFMS em Aquidauana/MS. Pesquisas na área de Interdisciplinaridade, Cultura e Historia Regional/MS.

References

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Published
2014-10-31