O ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades nas práticas interdisciplinares
Abstract
Este texto nasceu a partir das leituras do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar de Professores”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana, em 2014. Integro a linha de pesquisa Diversidade Cultural. Minha intenção é apresentar uma pesquisa em andamento sobre a prática de ensino de História iniciada em 2013. Mostro “o lugar de onde falo” meu campo de atuação no curso de História, e trago algumas perspectivas interdisciplinares para o ensino. Como metodologia de pesquisa foi aplicada com um questionário com perguntas a vinte professores de História que responderam as questões; para análise das respostas utilizei os quadros Fenomenológicos e a Hermenêutica. Os resultados pelas categorias abertas encontradas foram: criar, renovar, dedicar, ajudar, conhecer, estimular e carinho desvelando o sentido e significado da prática dos professores. Encerro apresentando algumas possibilidades de ação interdisciplinar. São referenciais teóricos: I. Fazenda (2010); M. Bloch (2002); L. Febvre (1985); M. Gadotti (1992); E. Morin (2004) entre outros.
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