UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO MORAL NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.

  • Jose Paulo dos Santos Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rita Castro Universidade federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

A educação inclusiva é um paradigma educacional que nos indaga sobre a interpretação ética dos nossos direitos e deveres sociais. As pessoas em condição de deficiência e com necessidades educativas especiais representam um público que ainda requer o reconhecimento dos seus reais desprovimentos. A educação especial ainda revela extremas carências em todos os seus eixos sociais, em especial quanto à educação moral e ao desenvolvimento das habilidades éticas. Julgamos assim adequado proporcionar um acercamento da educação especial à educação moral. Objetivamos assim, com esta nossa pesquisa, registrar, analisar e compreender se acontecem estímulos à educação moral e ao desenvolvimento das habilidades éticas, dentro do contexto da educação especial no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica com temática centrada sobre a moralidade, a educação especial, as necessidades educativas especiais, as pessoas em condição de deficiência e sobre o percurso histórico da condição de deficiência no Brasil. Fizemos também uma pesquisa de campo participante, com um registro sistematizado dos dados numa escola de educação especial. A análise dos conteúdos revelou uma realidade estarrecedora quanto ao estado (i)moral da educação especial nesta instituição. A inabilidade, tanto ética quanto pedagógica, assim como a cegueira moral evidente, compreendida no lapso ético de alguns comportamentos dos atores profissionais observados, confessaram a condição (i)moral das condutas dos educadores observados nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Jose Paulo dos Santos Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduando em Pedagogia pelo CPPP UFMS
Rita Castro, Universidade federal do Mato Grosso do Sul
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa , gestão escolar e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, manteve de 2014 à 2019, projeto de extensão que abarcou os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolveu no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã. Coordenou o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017 à 2020. Coordenou em Ponta Porã a especialização em Gestão Escolar oferecida pela UFMS em parceria com a Escola de Gestores em 2015/2016.
Publicado
2021-12-15