UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO MORAL NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
Resumo
A educação inclusiva é um paradigma educacional que nos indaga sobre a interpretação ética dos nossos direitos e deveres sociais. As pessoas em condição de deficiência e com necessidades educativas especiais representam um público que ainda requer o reconhecimento dos seus reais desprovimentos. A educação especial ainda revela extremas carências em todos os seus eixos sociais, em especial quanto à educação moral e ao desenvolvimento das habilidades éticas. Julgamos assim adequado proporcionar um acercamento da educação especial à educação moral. Objetivamos assim, com esta nossa pesquisa, registrar, analisar e compreender se acontecem estímulos à educação moral e ao desenvolvimento das habilidades éticas, dentro do contexto da educação especial no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica com temática centrada sobre a moralidade, a educação especial, as necessidades educativas especiais, as pessoas em condição de deficiência e sobre o percurso histórico da condição de deficiência no Brasil. Fizemos também uma pesquisa de campo participante, com um registro sistematizado dos dados numa escola de educação especial. A análise dos conteúdos revelou uma realidade estarrecedora quanto ao estado (i)moral da educação especial nesta instituição. A inabilidade, tanto ética quanto pedagógica, assim como a cegueira moral evidente, compreendida no lapso ético de alguns comportamentos dos atores profissionais observados, confessaram a condição (i)moral das condutas dos educadores observados nesta pesquisa.
Publicado
2021-12-15
Seção
ARTIGOS
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