A LUDICIDADE COMO FATOR CONTRIBUTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: UM OLHAR ACADÊMICO

  • Esteferson Cardoso Malheiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira

Resumen

Este estudo é resultado da experiência, do convívio e da participação no Projeto de Extensão intitulado “Ludicidade: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes em situação de Acolhimento”, desenvolvido na Unidade de Acolhimento do Município de Aquidauana-MS tendo como objetivo introduzir jogos, brinquedos e brincadeiras na realização das atividades propostas, respeitando o nível de desenvolvimento no qual as crianças e adolescentes acolhidos estejam no momento, favorecendo o interesse e motivação em sua participação e realização. Adotamos como metodologia uma pesquisa bibliográfica buscando na literatura pertinente textos que contribuissem no entendimento dos aspectos lúdicos, dentre eles: Kishimoto (1996); Vygotsky (1984) e Santos (1997); e pesquisa-ação, com base empírica, pois participamos do referido projeto. Como instrumento técnico utilizou-se entrevista para conhecermos os posicionamentos dos acolhidos, funcionários e coordenação da instituição. Constata-se que a ludicidade contribui no desenvolvimento integral e autoestima ao facilitar a estimulação das mais diversas áreas do conhecimento e enriquece a interação entre acadêmicos e acolhidos, favorecendo a formação de cidadãos mais atuantes e seguros.
Publicado
2022-12-12