PAPEL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Resumen

Este texto discute o papel do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), nas políticas públicas para às pessoas com altas habilidades/superdotação, no que se refere a mobilização e acompanhamento/fiscalização das políticas públicas relativas às pessoas, posicionando-o como mais espaço que trabalha em defesa do direito à educação desse publico em especial. A pesquisa de cunho bibliográfico e documental mostra que este Conselho, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, integrada por pessoas físicas e jurídicas, não apenas participa de eventos educacionais, audiências públicas, também, agencia discussões em defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, sendo um deles, o direito à educação e o direito à cidadania..

Biografía del autor/a

Graziela Jara, Universidade Católica Dom Bosco
outoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Bolsista CAPES. Especialista em Educação Especial com ênfase ao Atendimento Pedagógico para a Inclusão Escolar pelo Instituto Catarinense de pós-graduação (ICPG) 2008. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) 2014 e graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) 2001. Foi Coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) pela Secretaria de Estado e Educação/SED. Atualmente é membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e Técnica de Atendimento Educacional Especializado/ETAEE da Secretaria Municipal de Campo Grande /SEMED/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação; educação, atendimento educacional especializado, enriquecimento curricular, filosofia, política pública. Membro do Grupo de Pesquisas Educacional e Órgão de Gestão e Sistema de Ensino - GEPESE.
Nádia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB
Doutora em Educação. Professora da graduação, professora e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco, ligada a linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE)
Publicado
2023-12-10