IDENTIDADE NA DIÁSPORA: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DAS DINÂMICAS MIGRATÓRIAS

  • Eudes Mendes Ferreira
  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumen

O presente artigo constitui um recorte do referencial bibliográfico subjacente à pesquisa de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana (PPGCult/CPAQ), uma das unidades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), inserida na linha de Pesquisa Sujeitos e Linguagens. O escopo desta investigação volta-se à temática da identidade, propiciando uma reflexão aprofundada sobre o sujeito e seu processo de formação. Ancorado em um referencial teórico fundamentado em contextos históricos dos Estudos Culturais, o artigo propõe uma abordagem crítica e analítica da temática da identidade. A intenção primordial é compreender as complexidades inerentes às experiências humanas, à formação da identidade e às dinâmicas sociais, com o propósito de explorar questões relacionadas à construção de uma identidade coletiva positiva. A base teórica do estudo é fundamentada em autores proeminentes dos Estudos Culturais, destacando-se figuras como Stuart Hall, Homi Bhabha, entre outros. A escolha desses referenciais teóricos visa enriquecer a análise, proporcionando uma compreensão aprofundada das dinâmicas culturais e identitárias, alinhada ao escopo da pesquisa de Mestrado. Por meio dessa abordagem interdisciplinar, o artigo visa contribuir para o avanço do conhecimento na área de Estudos Culturais, oferecendo insights significativos sobre a formação identitária e suas implicações nas dinâmicas sociais contemporâneas. Ao explorar o enfoque da identidade coletiva positiva, a pesquisa busca promover uma compreensão mais abrangente e construtiva das complexas interações entre sujeitos e suas respectivas identidades em um contexto cultural diversificado.

Biografía del autor/a

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2024-03-21