DIREITOS HUMANOS, MULHERES E EDUCAÇÃO: A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM OS ESTUDOS CULTURAIS
Resumen
Esse artigo pretende favorecer e fomentar a discussão em torno da necessidade de os Estudos Culturais articularem o estabelecimento de uma cultura dos direitos humanos. Partindo de uma reflexão simples, ancorada na legislação brasileira, buscou-se questionar, refletir e interpretar, se todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porque continuamos apresentando altos índices de violência contra a mulher? Dessa forma buscamos trazer através de uma abordagem qualitativa e pelo caminho metodológico de uma minuciosa e atenta revisão de literatura, articular os temas que versam sobre gênero, cultura, direitos humanos, educação e estudos culturais. No que diz relação as questões de gênero, deve-se entender que embora muito caminhou-se na história da sociedade humana, existe uma dívida antiga e profunda de descaso com o gênero feminino, toda vez que a inserção e presença da mulher no espaço social mais do que um verdadeiro ato de reconhecimento cabal, teve como principal motivação as necessidades próprias do sistema capitalista que, em atenção à questões de produtividade em longa escala e, em inversa proporção, diminuição dos custos de produção, precisou da transformação, em mão de obra de um número cada vez maior de pessoas. Entende-se que se está sendo proposta uma reflexão sobre a reconstrução do conceito de direitos humanos, faz-se necessária a compreensão da trajetória histórica dos direitos humanos em nossa sociedade, o que se apresenta no decorrer do artigo para depois podermos discutir acerca da polifonia de termos e de uma cultura acerca destes direitos. Concluiu-se a partir da pesquisa efetivada que os Estudos Culturais nos autorizam a realizar as articulações que aqui ousamos propor e que a conscientização do que estamos vivendo é imprescindível, a mudança que a sociedade necessita é imperiosa e urgente, é preciso garantir direitos, transformar a educação e reestruturar políticas.
Publicado
2024-03-21
Sección
ARTIGOS
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