LLEVAR EL CUERPO A LA CENA: UNA ACTIVIDAD INTERDISCIPLINARIA ENTRE QUÍMICA Y DANZA
Resumen
Neste artigo, o objetivo é investigar as contribuições de uma atividade didática interdisciplinar envolvendo química e dança para a compreensão de conceitos químicos. As práticas interdisciplinares, apesar de estarem presentes há tempo no cenário educacional brasileiro, ainda precisam ser investigadas, pois se colocam como uma possibilidade para a compreensão do mundo e do sujeito. Quando se trata de práticas interdisciplinares que envolvam química e dança, este estudo se torna inédito, pois propõe estabelecer interfaces pouco ou ainda não exploradas. A pesquisa foi realizada no ambiente natural de trabalho da pesquisadora, que compreende e interpreta os fenômenos observados, caracterizando a metodologia com um perfil qualitativo e do tipo pesquisa de intervenção pedagógica. Os conceitos químicos abordados foram geometria dos orbitais do átomo de carbono, temperatura e estados físicos da matéria, relacionados com a dança por meio de planos, eixos, figuras geométricas, elementos de movimentos e códigos utilizados em dança. A pesquisadora elaborou todos os materiais necessários à realização da atividade didática, aplicou-a e, posteriormente, solicitou que os estudantes participantes da atividade respondessem questionário relativo aos conhecimentos adquiridos e às suas percepções a respeito das aulas. A partir da análise qualitativa dos resultados, por meio da metodologia de teoria fundamentada, pode-se afirmar que a realização de práticas interdisciplinares envolvendo química e dança contribuiu para a compreensão de conceitos químicos, além de se mostrar efetiva como uma metodologia baseada em pensar corpo e mente como elementos da aprendizagem. Em síntese, o conhecimento envolve o sujeito em sua totalidade e a proposta de prática interdisciplinar, na qual a corporeidade do estudante se insere no ambiente escolar, contribuiu para a formação integral desses sujeitos.
Publicado
2024-12-01
Sección
ARTIGOS
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