LLEVAR EL CUERPO A LA CENA: UNA ACTIVIDAD INTERDISCIPLINARIA ENTRE QUÍMICA Y DANZA

Resumen

Neste artigo, o objetivo é investigar as contribuições de uma atividade didática interdisciplinar envolvendo química e dança para a compreensão de conceitos químicos. As práticas interdisciplinares, apesar de estarem presentes há tempo no cenário educacional brasileiro, ainda precisam ser investigadas, pois se colocam como uma possibilidade para a compreensão do mundo e do sujeito. Quando se trata de práticas interdisciplinares que envolvam química e dança, este estudo se torna inédito, pois propõe estabelecer interfaces pouco ou ainda não exploradas. A pesquisa foi realizada no ambiente natural de trabalho da pesquisadora, que compreende e interpreta os fenômenos observados, caracterizando a metodologia com um perfil qualitativo e do tipo pesquisa de intervenção pedagógica. Os conceitos químicos abordados foram geometria dos orbitais do átomo de carbono, temperatura e estados físicos da matéria, relacionados com a dança por meio de planos, eixos, figuras geométricas, elementos de movimentos e códigos utilizados em dança. A pesquisadora elaborou todos os materiais necessários à realização da atividade didática, aplicou-a e, posteriormente, solicitou que os estudantes participantes da atividade respondessem questionário relativo aos conhecimentos adquiridos e às suas percepções a respeito das aulas. A partir da análise qualitativa dos resultados, por meio da metodologia de teoria fundamentada, pode-se afirmar que a realização de práticas interdisciplinares envolvendo química e dança contribuiu para a compreensão de conceitos químicos, além de se mostrar efetiva como uma metodologia baseada em pensar corpo e mente como elementos da aprendizagem. Em síntese, o conhecimento envolve o sujeito em sua totalidade e a proposta de prática interdisciplinar, na qual a corporeidade do estudante se insere no ambiente escolar, contribuiu para a formação integral desses sujeitos.

Biografía del autor/a

Júlia Razzolini Ramires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016/1), no qual possui a distinção de aluna destaque do Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em Química - práticas Interdisciplinares, atuou como bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) nos subprojetos Química e Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (Intervale). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Química e Interdisciplinaridade.
Tania Denise Miskinis Salgado, Instituto de Química da UFRGS
Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.
Publicado
2024-12-01