LUDICIDADE E O CONTEXTO CULTURAL DIVERSIFICADO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO ENSINAR & APRENDER

  • Franchys Marizethe Nascimento SANTANA UFMS/CPAQ
  • Care Cristina HAMMES
  • Neidi Liziane Copetti SILVA

Resumen

Este trabalho tem como objetivo tratar sobre a ludicidade no processo do aprender, reunindo dados que indiquem conceitos e concepções sobre o tema proposto. Pesquisas realizadas constatam a relevância da linguagem lúdica na socialização e educação da criança pois, por meio de brincadeiras, brinquedos, jogos e ouvindo contos de sua realidade social ela estabelece vínculos, ajustando-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças nas atividades. Realizamos pesquisa bibliográfica em publicações contidas na Base de Dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), sites de temas educacionais, acervo bibliográfico e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). Dos resultados apresentados destacam-se o conceito e a relevância da ludicidade no processo educacional como meio de revitalizar a própria cultura na qual o educando está inserido.

Biografía del autor/a

Franchys Marizethe Nascimento SANTANA, UFMS/CPAQ
Franchys Marizethe Nascimento Santana: Professora Doutora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana, Coordenadora do Curso de Pedagogia, Psicopedagoga, Especialista em Didática, Coordenadora do Laboratório de Artes e Culturas Lúdicas na Diversidade UFMS/CPAQ, Coordenadora de área do PIBID.
Care Cristina HAMMES
Care Cristiane Hammes: Doutora em Educação (UFMS), Mestre em Educação (UNISINOS), Especialista em Educação ( PUC/RS, Graduada em Geografia e Pedagogia, Professora do curso de Pedagogia na UNIGRAN e dos cursos de Pedagogia, Letras e Química da UFGD (substituta). Atua na área de formação de professores, prática docente, Educação Infantil e ensino de Geografia.
Neidi Liziane Copetti SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Especialista em Psicopedagogia (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS e professora colaboradora no curso de Pedagogia da Anhanguera Educacional - Unidade I. Experiência docente nas áreas de: Ludicidade, Jogos e Brincadeiras, Literatura Infanto-juvenil, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional e Estágios Supervisionados.

Citas

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Publicado
2016-12-05