HISTÓRIAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INDÍGENA POLO GENERAL RONDON, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

  • Micilene Teodoro VENTURA Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Léia Teixeira LACERDA UEMS
  • Onilda Sanches NINCAO UFMS/CPAQ

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo identificar, de forma introdutória, as fases da vida profissional de professoras da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Polo General Rondon da Aldeia Bananal, Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Estas professoras indígenas são pertencentes à etnia Terena, descendentes da tribo Guaná, habitam a região do pantanal sul-mato-grossense e também em vários municípios do estado do Mato Grosso do Sul (MS) e são falantes da língua Terena, da família linguística Aruák. A aldeia Bananal no qual foi realizada a pesquisa está localizada na terra indígena Taunay/Ipegue com uma população estimada em 2.606 habitantes, a 68 km do município de Aquidauana/MS. Para a realização dessa investigação foi elaborado um questionário com questões que abordam o processo de formação dessas professoras, com a finalidade de compreender suas concepções sobre a educação escolar indígena, e como se identificam com as fases da vida profissional apontadas por Huberman (1989). Dessa forma as questões foram elaboradas com o cuidado de valorizar a cultura e conhecimento étnico desse grupo étnico, além de oportunizar a essas professoras a apresentação de considerações sobre suas concepções de Educação Escolar Indígena como, também, as participações e relatos da prática docente em cursos de formação continuada. Com base nos dados coletados na pesquisa de campo foi possível identificar em que fase da carreira os professores indígenas se encontram, como se identificam com essas fases e a partir desses dados, propor juntamente com as professoras indígenas uma discussão de como seria possível contribuir em sua prática em sala de aula, tendo como foco principal o contexto da Educação Escolar Indígena nessa comunidade.

Biografía del autor/a

Micilene Teodoro VENTURA, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
Possui graduação em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008).Graduada em Artes Visuais Faculdade Claretiano (2013). Especialista em Gestão Escolar Escolar e Metodologia do Ensino da Arte pela FACINTER (2012). Mestranda em Educação (UEMS - 2013).Atualmente é professora do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Coordenadora local do Projeto Saberes Indígena na Escola do Município de Anastácio/MS.
Léia Teixeira LACERDA, UEMS
Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995/2003), Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2000. Atua na graduação e na pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq. Tem experiência em pesquisa e ensino superior nas áreas de Psicologia da Educação e História Indígena, com ênfase em Educação Preventiva, tendo publicado capítulos de livros e artigos em revistas especializadas. É vencedora do Prêmio Péter Murányi 2009 Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das DST/ Aids em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, concedido pela Fundação Péter Murányi. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa educacional, formação de professores, educação escolar indígena, história das populações indígenas de MS, prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, história, psicanálise, cultura e sexualidade dos povos ameríndios.
Onilda Sanches NINCAO, UFMS/CPAQ
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Osasco, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Lingüística Aplicada,área de concentração em Educação Bilíngüe, pela UNICAMP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nos cursos de Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal" no campus de Aquidauana e no curso de Mestrado ProfLetras no campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores indígenas, educação bilíngüe, letramento em língua indígena, ensino de língua materna. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais e de Fronteiras".

Citas

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, v. 3, n. 3, p.11-49, ago./dez. 2010.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. “Vida de professores”. Lisboa: Ed. Porto, 2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA. Lei Orgânica. Disponível em: < http://www.prefeituraaquidauana.com.br/index.php?Pagina=legislação>. Acesso em: 09 set. 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA. Projeto Político Pedagógico da Escola: Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon. Aquidauana, 2002.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA. Regimento Escolar: Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon. Aquidauana, 2003.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Projeto Raízes do Saber. Aquidauana, 1998.

Publicado
2014-10-31