HISTÓRIAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INDÍGENA POLO GENERAL RONDON, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo identificar, de forma introdutória, as fases da vida profissional de professoras da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Polo General Rondon da Aldeia Bananal, Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Estas professoras indígenas são pertencentes à etnia Terena, descendentes da tribo Guaná, habitam a região do pantanal sul-mato-grossense e também em vários municípios do estado do Mato Grosso do Sul (MS) e são falantes da língua Terena, da família linguística Aruák. A aldeia Bananal no qual foi realizada a pesquisa está localizada na terra indígena Taunay/Ipegue com uma população estimada em 2.606 habitantes, a 68 km do município de Aquidauana/MS. Para a realização dessa investigação foi elaborado um questionário com questões que abordam o processo de formação dessas professoras, com a finalidade de compreender suas concepções sobre a educação escolar indígena, e como se identificam com as fases da vida profissional apontadas por Huberman (1989). Dessa forma as questões foram elaboradas com o cuidado de valorizar a cultura e conhecimento étnico desse grupo étnico, além de oportunizar a essas professoras a apresentação de considerações sobre suas concepções de Educação Escolar Indígena como, também, as participações e relatos da prática docente em cursos de formação continuada. Com base nos dados coletados na pesquisa de campo foi possível identificar em que fase da carreira os professores indígenas se encontram, como se identificam com essas fases e a partir desses dados, propor juntamente com as professoras indígenas uma discussão de como seria possível contribuir em sua prática em sala de aula, tendo como foco principal o contexto da Educação Escolar Indígena nessa comunidade.
Citas
GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, v. 3, n. 3, p.11-49, ago./dez. 2010.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. “Vida de professores”. Lisboa: Ed. Porto, 2000.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Projeto Raízes do Saber. Aquidauana, 1998.
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