PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: diálogos sobre alfabetização, literatura infantil e professores do ciclo

  • Vilma Miranda de BRITO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Silvia Cristiane Alfonso VIÉDES CEPA/Aquidauana/MS

Resumen

Destina-se o presente trabalho a abordar os diálogos incidentes no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sobre literatura infantil, sobre os conceitos de alfabetização/letramento e, principalmente, uma reflexão sobre a voz dos professores alfabetizadores por meio das narrativas.  Instituído pelo governo federal com adesão dos estados e municípios brasileiros, o PNAIC traz como proposta a formação dos professores alfabetizadores que atendem do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Exploramos, por meio de questionário, as narrativas de três professoras do ciclo de alfabetização de uma escola estadual do município de Anastácio/MS, com o objetivo de perceber os olhares desses docentes sobre a própria alfabetização e a alfabetização dos seus alunos, bem como analisar as concepções de literatura infantil nesse processo. Para tanto, recorremos às políticas públicas que instituem o PNAIC e as leituras recomendadas sobre o objeto da literatura infantil no processo de formação dos professores. Desse modo, observamos nesses diálogos entre alfabetização, letramento e literatura infantil, o propósito de valorizar as vozes dos professores alfabetizadores para que se percebam como principais agentes do processo de aproximar os futuros leitores ao mundo literário. No entanto, nas análises empreendidas a partir das respostas dos professores alfabetizadores ficou evidente um descompasso entre a política educacional e a prática docente.

Biografía del autor/a

Vilma Miranda de BRITO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/Campus de Dourados (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande, 2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Campo Grande-M,S 2012). Atuou na docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas e como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Dourados. Foi professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)/Campus de Dourados, no período 2002 a 2004. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), conselheira do conselho universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado Profissional em Educação- da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Estuda e pesquisa política educacional, gestão educacional e educação básica.
Silvia Cristiane Alfonso VIÉDES, CEPA/Aquidauana/MS
Graduada em Pedagogia - Licenciatura em séries inicias do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) -Uninter e Especialista em Educação Infantil (2012) - UFMS. Mestranda em Educação Profissional pela UEMS - Campo Grande. Coordenadora Pedagógica do Curso Técnico em Agropecuária do CEPA, em Aquidauana - MS.

Citas

BRASIL. MEC. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, D.O.U. n. 129, de 05 de julho de 2012, p. 22-23.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa. Currículo Inclusivo: O direito de ser alfabetizado. Ano 03. Unidade 01. Brasília, 2012a.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Documento de Apresentação. Brasília, 2012.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CORSINO, P. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. Literatura: ensino fundamental. Coleção explorando o ensino. v. 20. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2010.

FERREIRO, E. Passado e presente dos verbos ler e escrever. Tradução de Claudia Berliner. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? São Paulo: Unicamp, 2005.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E.B.C. Literatura e formação de leitores na escola. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. Literatura: ensino fundamental. Coleção explorando o ensino. v. 20. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2010.

LEITE, S.A.S. Alfabetização e letramento. Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In: LEITE, S. A. S. (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. São Paulo: Unicamp/Komedi, 2001.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NUCCI, E.P. Alfabetizar letrando. um desafio para o professor. In: LEITE, S. A. S. (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. São Paulo: Unicamp/Komedi, 2001.

OLIVEIRA, A.A. O professor como mediador das leituras literárias. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. ensino fundamental. Coleção explorando o ensino. v. 20. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2010.

SILVA, M. R. F. V; COSTA, M.L. Narrativas e pesquisa em educação: possibilidades formativas e investigativas. Disponível em < http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_23.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2014.

SMITH, F. Leitura Significativa. Tradução de Beatriz Affonso Neves. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Parte de palestra proferida na FAE UFMS, em 26 maio 2003, na programação “Sexta na Pós”. Disponível em < www.cereja.org.br/arquivos_upload/magda_soares_reinvenção.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2006.

SOLIGO, R. Variações sobre o mesmo tema: letramento-e-alfabetização. In: RIBEIRO, V. M. Letramento no Brasil. São Paulo: Editora Global/Instituto Paulo Montenegro/Ação Educativa, 2003.

SOUZA, A. A. A. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2010.

WEISZ, T. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. 2001. Disponível em: < http://www.fe.unicamp.br/alle/textos-eventos/TW-idatica_da_leitura_e_da_escrita.pdf >. Acesso em: 20 fev. 2013.

Publicado
2014-10-31