CONTEXTO DIVERSIFICADO EM DESTAQUE: as relações da cultura lúdica da região do Pantanal de Aquidauana/MS com as instituições de ensino

  • Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA UFMS/CPAQ

Resumen

O estudo visa revelar o mundo vida e os conhecimentos culturais por meio dos significados das imagens simbólicas da ludicidade com o objetivo de revitalizar a cultura e aprimorar o processo ensino/aprendizagem nos aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor, físico e social da criança nas escolas da região do Pantanal em Aquidauana/MS. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam. Nestes termos, torna-se relevante investigar o trabalho da cultura regional desenvolvido pelos professores que atuam e atendem crianças oriundas de contextos diversificados como urbana, pantaneiro, indígena, ribeirinha, quilombola e da zona rural.  Utilizamos referenciais como Kischimoto (2008); Huizinga (1980); Oliveira (2006); Rojas (2006); Sarmento (2012); Winnicott (2012), dentre outros. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam.       

Biografía del autor/a

Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA, UFMS/CPAQ
Possui Doutorado em Educação (UFMS), Mestrado em Educação (UCDB), Especialização em Didática (Faculdade São Luiz/SP); Psicopedagogia (UNAES) e Graduação em Pedagogia (UFMS). Professora efetiva da Universidade Federal da Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Atua há mais de 30 anos na Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Assumiu por sete anos o cargo concomitante de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados a Ludicidade, Ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Avaliação, Alfabetização, Literatura Infanil, Interdisciplinaridade, Produção de Textos. Coordena projetos de extensão. Ministra cursos, oficinas e profere palestras sobre os mais variados temas educacionais. Integra o Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação - FFLLIPE da UFMS e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores - GEPFIP. Pesquisa coordena o Laboratório de Artes e Ludicidade na Diversidade CulturalUFMS/CPAQ. Formadora do Pacto. Conselheira da OMEP/BRASIL/MS/AQUIDAUANA.

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3 (Coleção Questões da Nossa Época).

BROUGERE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo , v. 24, n. 2, jul. 1998. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0102-25551998000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2014.

BRUNER, J. L'éducation entrée dans la culture. Paris: Retz, 1996.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DANTAS, Mario. Pesquisa para o desenvolvimento sustentável do Pantanal brasileiro. In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 3., 2000, Corumbá/MS. Anais... Corumbá/MS: EMBRAPA Pantanal, 2000. p. 1-13. Disponível em: < http://www.cpap.embrapa.br/agencia/congresso /Socio/DANTAS-086.pdf>. Acesso em: 19 out. 2014.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. Tradução de J. P. Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. (Trabalho original publicado em 1938).

KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e brincadeira. Usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S; MARLI, P. (Org.). Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997a.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997b.

KICHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: filosofia e linguagem. Tradução de Constança M. César. Campinas: Papirus, 1990.

NEGRINE, Airton. O lúdico no contexto da vida humana: da primeira infância à terceira idade. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 4. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROJAS, Jucimara. Efeitos de sentido em fenomenologia nas práticas educativas: linguagem, cognição e cultura. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 3., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: SEPQ, 2006. p. 1-10. Disponível em: < http://www.sepq.org.br/IIIsipeq/anais/pdfs/pmchf1.pdf>. Acesso em: 19 out. 2014.

SMITH, Vivian Hamann; BORDINI, Gabriela Sagebin; SPERB, Tânia Mara. Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 2, p. 181-190, 2008.

VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e identidades: professores e interculturalidade. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

Publicado
2014-10-31