INDERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas

  • Jucimara ROJAS UFMS/CCHS
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA UFMS/CPAQ
  • Care Cristiane HAMMES UFMS
  • Kelly Cebelia das Chagas do AMARAL UFMS

Resumen

Neste estudo enfocamos um panorama de discussões sobre a prática interdisciplinar na área educacional. Para tanto, investigamos os estudos sobre o respectivo tema em autores renomados como Fazenda (1997, 1995, 1993); Japiassú (1976); Magalhães (2009); Ricouer (2006); Perrenoud (2008), dentre outros. O entendimento sobre interdisciplinaridade constatada nas leituras realizadas é de articulação dos saberes de diferentes disciplinas/áreas do conhecimento em favor de um ensino contextualizado. Alguns estudiosos associam a interdisciplinaridade à mudança de atitude, ação e competência. Percebe-se a necessidade de um olhar universal sobre o conhecimento, o que permite possuir habilidades para construir as respostas possíveis ou necessárias a cada contexto. Assim, é possível repensar nossa vida, nossa prática profissional, nossas relações, nossas circunstâncias, lidar com as questões cotidianas de outras maneiras, e principalmente, construir não apenas uma nova prática profissional, mas uma nova realidade, para todos os agentes do processo educacional.

Biografía del autor/a

Jucimara ROJAS, UFMS/CCHS
Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Titular, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1974),. Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) .Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós- Doutorado pela Universidade de Aveiro -Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação,Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplina, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância , Cultura e Linguagem Simbólica,Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação,Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática.
Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA, UFMS/CPAQ
Possui Doutorado em Educação (UFMS), Mestrado em Educação (UCDB), Especialização em Didática (Faculdade São Luiz/SP); Psicopedagogia (UNAES) e Graduação em Pedagogia (UFMS). Professora efetiva da Universidade Federal da Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Atua há mais de 30 anos na Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Assumiu por sete anos o cargo concomitante de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados a Ludicidade, Ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Avaliação, Alfabetização, Literatura Infanil, Interdisciplinaridade, Produção de Textos. Coordena projetos de extensão. Ministra cursos, oficinas e profere palestras sobre os mais variados temas educacionais. Integra o Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação - FFLLIPE da UFMS e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores - GEPFIP. Pesquisa coordena o Laboratório de Artes e Ludicidade na Diversidade CulturalUFMS/CPAQ. Formadora do Pacto. Conselheira da OMEP/BRASIL/MS/AQUIDAUANA.
Care Cristiane HAMMES, UFMS
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestre em Educação pela UNISINOS/RS. Especialista em Educação pela PUC/RS. Formada em Geografia pelo UNILASALLE/RS. Graduanda em Pedagogia na UNIP/SP. Tem experiência como professora da Educação Básica e Ensino Superior, especialmente nos cursos de Pedagogia, Geografia, Letras, Física, Turismo, Enfermagem da UEMS/MS e do Instituto Superior de Educação IVOTI/RS. Pesquisa na área de Formação de professores e Práticas pedagógicas.
Kelly Cebelia das Chagas do AMARAL, UFMS
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2002), especialista em Psicopedagogia pela IVE (Faculdades Integradas de Varzea Grande) e Gestão do Esporte e Lazer pelo IESACRE (Instituto de Educação Superior do Acre). Atua na área de Educação Física Escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - UFAC. Monitora do Departamento de Educação da UFAC na disciplina Psicologia IV (2002). Bosista do PIBIC com o projeto Concepções de Avaliação que fundamentam as Práticas de Avaliação no curso de Licenciatura em Educação Física na UFAC (2001).

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

FAZENDA, Ivani (Org). Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1997.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. São Paulo : Papirus, 1995.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FAZENDA, Ivani (Org). Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MAGALHÃES, Everton Moreira. Interdisciplinaridade: por uma pedagogia não fragmentada. 2000. Disponível em: < http://www.ichs.ufop.br/memorial>. Acesso em: 20 dez. 2009.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. E.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

POLONI, Delacir A. Ramos. Integração e Interdisciplinaridade. Disponível em: < http://www.cefetsp.br/edu/eso/delacirinter.html>. Acesso em: 21 dez. 2009.

PROUST, J. A interdisciplinaridade nas ciências cognitivas. Revista Tempo Brasileiro, n. 113, p. 97-118, abr./jun. 1993.

Publicado
2014-10-31