CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR, DAS BRINCADEIRAS E DO CORPO EM MOVIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Silvia Christina Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

A temática deste artigo aborda sobre a importância do brincar, das brincadeiras e do corpo em movimento, nas escolas de tempo integral, uma vez que, com a ampliação da carga horária nas instituições se faz necessário diversificar as atividades pedagógicas no sentido de contribuir para o pleno desenvolvimento dos alunos. Diante desta problemática os objetivos deste artigo são: a) Evidenciar as contribuições do brincar, das brincadeiras e do corpo em movimento para o desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; b) Destacar a importância do brincar, das brincadeiras e do corpo em movimento em escolas de tempo integral; c) Analisar o tema jogos e brincadeiras segundo a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Na pesquisa buscamos nos documentos oficiais (BRASIL, 1997, 2013, 2014, 2017) as especificidades relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental, bem como os objetivos da área da Educação Física perante o eixo temático dos jogos e brincadeiras. Consideramos também as questões relacionadas ao corpo em movimento para o desenvolvimento infantil. Houve a necessidade de caracterizar as escolas em tempo integral e sua implantação e ampliação no Brasil. Os jogos, as brincadeiras e o corpo em movimento devem fazer parte dos conteúdos da Educação Física escolar, a fim de contribuírem para o desenvolvimento e formação dos alunos. Tais conteúdos podem enriquecer a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental nas outras disciplinas. O brincar, o jogar e a ludicidade trazem inúmeros benefícios para os alunos, agregando movimento, prazer e alegria, contribuindo para que os mesmos se tornem ativos no processo de ensino aprendizagem.
Publicado
2021-12-15