PARA ALÉM DA PROFISSÃO DOCENTE: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA, CONDIÇÕES E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Thaís Carneiro Carvalho Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente ensaio é um estudo teórico sobre o Desenvolvimento Profissional da Docência (DPD) e os fatores que corroboram e fomentam para que ele se efetive. Partindo dos principais conceitos e das categorias associadas ao DPD, buscou-se a partir de uma pesquisa de orientação bibliográfica, refletir a formação de professores para além dos processos formativos, na direção de propor relações com as condições de trabalho e com o processo de precarização, evidenciando os possíveis impactos no DPD. Assim, avança-se nas discussões sobre o desenvolvimento profissional, pois entende-se que demais fatores de ordens social, histórica, política e econômica também estão implicados na constituição do DPD e do profissionalismo da docência. Desse modo, encaminha-se para a reflexão, outros caminhos e outros horizontes para a efetivação do DPD, considerando não apenas os elementos formativos, mas as condições de vida material e de trabalho, frente aos contextos neoliberal, precário e de negação à educação.
Publicado
2020-12-30