PROFESSORES INICIANTES: INSERÇÃO, PERMANÊNCIA NA ESCOLA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Resumo

O artigo decorre de investigação para identificar entre as percepções dos professores iniciantes, se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam sua inserção, permanência e desenvolvimento da prática pedagógica. O estudo de campo foi com 15 professores da Educação Básica. A metodologia qualitativa de abordagem descritivo-interpretativa, constituiu-se da técnica de entrevista semiestruturada. A análise dos dados tem enfoque qualitativo. Os resultados apontam para a necessidade de pensar princípios que balizem mudanças profícuas que envolvam as escolas formadoras, os sujeitos em formação e o ambiente escolar, como parte da sinergia coletiva necessária para revigorar a esperança na profissão de professor e de que este pode ser um lugar para se ocupar e trabalhar, evitando o desalento existente hoje.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, URI
Licenciado em Filosofia. Mestre em Filosofia. Doutor em educação UFRGS. Professor e pesquisador do PPGEDU URI.
Adriana Salete Loss, UFFS
Licenciada em Pedagogia. Doutora em Educação. Docente e Pesquisadora da UFFS. Erechim
Vivian Martinez Mendes Moreira, URI Erechim
Acadêmica do Curso de Medicina - URI. Bolsista de IC PIBIC/CNPq.
Publicado
2021-12-15