TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: elementos para repensar o acesso e a permanência no ensino superior

  • Luiza Bittencourt KRAINSKI Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Branca Jurema PONCE Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Palavras-chave: Políticas Públicas, Ensino Superior, Acesso e Permanência.

Resumo

Este artigo discute as políticas públicas voltadas ao ensino superior tendo como foco central o processo de acesso e permanência dos estudantes egressos de escolas públicas, ingressantes pela Política de Cotas. Analisar esta política e suas particularidades face às vulnerabilidades de determinados grupos sociais é fundamental na elaboração de políticas que possibilitem o amplo direito à educação. A implantação das ações afirmativas, dentre as quais as Políticas de Cotas nas universidades, constituem uma das ações que visam favorecer estudantes egressos de escolas públicas e negros. A concepção que norteia este trabalho é de que o processo de democratização compreende o acesso, a permanência dos estudantes e a qualidade das ações desenvolvidas. O percurso metodológico da pesquisa envolveu revisão bibliográfica da literatura, pesquisa documental através de documentos oficiais de organismos internacionais, legislação nacional, planos e programas de governo, documentos institucionais e questionários abertos. Os sujeitos entrevistados foram alunos egressos de escolas públicas matriculados em cursos que apresentam maior e menor demanda no vestibular. Dentre os resultados é possível apreender que essa parcela de estudantes está adentrando no espaço universitário, entretanto, carece de muitas ações que os auxiliem no processo de permanência e sucesso acadêmico, principalmente que consigam romper com as fragilidades iniciais e não se sintam excluídos ou se excluam desse espaço.

Biografia do Autor

Luiza Bittencourt KRAINSKI, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná.
Branca Jurema PONCE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pesquisadora na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares da PUC/SP.

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Publicado
2015-12-08