AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (AVEA): DISCURSO (S), REALIDADE E PLATAFORMAS DESIGUAIS

Resumo

Este artigo discute as estratégias de aceleração da implantação dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) que foram ampliadas em decorrência da pandemia da COVID-19. A ideia central é capturar esse tema ancorando-se numa investigação de caráter exploratório-especulativo. Para isso, parte da pesquisa bibliográfica, análise documental de dados oficiais do Estado do Paraná e de outros Estados do Brasil, relatórios educacionais e trechos de discursos divulgados pelos meios de comunicação. Foi realizada uma minuciosa busca de artigos publicados em periódicos e indexados na base de dados Scielo. Desta procura foram encontrados 54 artigos em diferentes idiomas, dos quais, 07selecionados e incorporados a discussão por tratarem da temática referente as estratégias e/ou práticas AVEA. Como resultado, este artigo exibe uma maneira singular de compreensão e indica possíveis caminhos para o que de fato acarretaria a adoção do ensino remoto enquanto único horizonte (como “universalização”) para a educação.

Biografia do Autor

Samuel Cabanha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (Campus de Foz do Iguaçu)
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Psicólogo e Docente no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), nos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis, UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Paraná, Brasil. E-mail: samuelcabanha72@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3706-7762
Juliana Fátima Serráglio Pasini, Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-doutora em Educação, na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado - UNIOESTE/Cascavel (2022). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Professora efetiva no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Políticas Educacionais - GREPPE/PR-UNILA/Unicamp. Grupo de Estudos sobre a Universidade (GEU/Unemat/UFMT). É membro e Conselheira Técnica da Associação Brasileira de Educação Comparada (SBEC). E-mail: jfserraglio@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7854-4038
Irani Batista de Araújo, Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR)
Mestra em Ciências Sociais e Humanas pelo programa Interdisciplinar "Sociedade, Cultura e Fronteiras" pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduação em Pedagogia com Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino e em Pré-Escolar e Alfabetização. Pedagoga nos cursos técnicos profissionalizantes no Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu. Atuação docente na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu de 1995 a 2020. Pós-graduação em Psicopedagogia com atuação Clínica, Educacional, Empresarial e Hospitalar pelo Rhema Educação. Instituição: SEED/PR. Email: irany_52@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5227-6189
Publicado
2023-12-10