CONTAÇÃO E LEITURA DE HISTÓRIAS EM REGGIO EMÍLIA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como a leitura e as práticas de contação de histórias são concebidas na abordagem de Reggio Emília, uma vez que esta tem por pilares o protagonismo infantil, a arte, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança pequena a partir de tempos, espaços e materiais pensados intencionalmente para que isso aconteça. A partir de uma pesquisa bibliográfica prévia percebemos a escassez de materiais que tratassem especificamente desta vertente artística e pedagógica. Diante disso, dialogamos Vecchi (2017), Edward, Gandini e Forman (1999) e Rinaldi (2022) como autores que sustentaram o aporte sobre o papel da arte como fundamental no processo de desenvolvimento das linguagens da criança bem como nos fundamentamos em Abramovich (1989) e Coelho (2000) que contribuíram com a perspectiva da contação de histórias em si, como arte e parte do fazer pedagógico. A criança é sujeito potente e de direitos e toda infância é dotada de múltiplas linguagens, sendo a leitura e contação de histórias um recurso importante e rico de vivências e formas de ampliar e consolidar as narrativas infantis proporcionando o acesso e o aprimoramento dessas tantas linguagens.
Publicado
2023-12-10
Seção
ARTIGOS
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