EDUCAÇÃO, SUJEITOS E LUGAR DE FALA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS

  • Taís Mendes Carneiro
  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumo

O presente artigo aborda os desafios enfrentados pela educação contemporânea em um contexto de pós-modernidade, destacando a importância dos Estudos Culturais e da Interseccionalidade na compreensão teórica na reflexão sobre as questões relativas aos sujeitos da educação. Enfatiza a necessidade de considerar o ambiente escolar como um espaço cultural de diversidades, reconhecendo as influências do meio social, das redes sociais e da família sobre os indivíduos na comunidade escolar ressaltando a necessidade de ampliar os espaços de fala no ambiente escolar, promovendo a escuta afetiva como instrumento para compreender e adequar as subjetividades dos estudantes.Intenta-se estender o debate para o âmbito político, apontando que a escola pública, como instituição cultural e acadêmica gerida pelo Estado, está sujeita às políticas públicas que refletem as escolhas de governantes, que algumas vezes não são benéficas para a educação. Por vezes, o reflexo disso são situações conflitivas, pois não é usual ter um estudo prévio, ou uma consulta interna comunidade para debater a funcionalidade de tais ações neste que é um ambiente cultural tão plural. Observa-se, deste modo, que a gestão democrática tão defendida em legislação e no discurso da Formação Continuada de professores, distancia-se da sua função, por desconsiderar o mais importante, o parecer daqueles que diariamente estão colocando em prática vivências, saber cientifico e procedimentos metodológicos e técnicos. Pretende-se ainda discutir sobre as influências das redes sociais na formação de opinião e na disseminação de ideologias; nesse tocante é mencionada a atuação da extrema direita, o discurso de ódio e a manipulação de informações para justificar determinadas agendas.Busca-se ainda enfatizar a importância de integrar perspectivas teóricas dos Estudos Culturais, através de revisão bibliográfica, nas práticas educacionais afim de criar ambientes inclusivos, no qual se celebra a riqueza das experiências individuais e se respeita a integralidade de cada indivíduo.

Biografia do Autor

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2024-03-21