A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Resumo
Este artigo tem por objetivo destacar a relevância da psicomotricidade na Educação Infantil, analisando seus fundamentos teóricos e os benefícios, pois acredita-se que é uma área importante para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo e estimulando aspectos motores, cognitivos e emocionais. Apesar do reconhecimento teórico da dimensão da psicomotricidade, observa-se uma lacuna significativa na aplicação prática desse conhecimento nas instituições de ensino infantil. Isso compromete o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A implementação adequada da psicomotricidade pode promover habilidades essenciais nas crianças, como coordenação motora, percepção espacial e equilíbrio emocional. Esse desenvolvimento integral é crucial para a formação de bases sólidas para a aprendizagem e socialização futura. Utilizou-se uma abordagem descritiva e exploratória, tendo como embasamento teórico alguns autores e documentos oficiais, que garantem o pleno desenvolvimento das crianças nesta primeira etapa da educação básica. Para completar os estudos utilizou-se a pesquisa empírica por meio das observações, durante os Estágios Obrigatórios realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana, com coleta de dados. Durante os estágios percebe-se que a interação dos alunos em sala de aula é crucial para o seu desenvolvimento social e cognitivo. Além disso, é necessário que o ambiente seja acolhedor e que os professores estejam atentos para promover uma atmosfera inclusiva e receptiva para todos os alunos participarem. Recomenda-se a formação contínua dos educadores e a implementação de atividades práticas e lúdicas que incorporem princípios psicomotores no cotidiano escolar, ressaltando que o educador é o principal mediador de conhecimento para os alunos, e precisa estar ciente da importância do brincar, para o desenvolvimento integral da criança. Palavras-Chaves: Desenvolvimento. Educação Infantil. Psicomotricidade
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
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