OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ALUNO COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Sara Monteiro Morais dos Santos Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumen

Este artigo teve como objetivo investigar os desafios que envolvem o processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no contexto da educação inclusiva. O problema de pesquisa consistiu-se em abordar quais são os principais desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, e quais estratégias de inclusão podem ser utilizadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática de Literatura, com pesquisa de cunho descritivo e qualitativo, feita em 10 artigos resgatados de bases de dados acadêmicas e científicas, como PubMed, Scopus e Google Acadêmicos, publicados nos últimos 10 anos, a partir dos descritores: Autismo, Alfabetização, Inclusão, e Educação especial. Os resultados contribuíram para entender que a adaptação de métodos de ensino tradicionais para atender às demandas específicas do TEA pode ser complexa e requer uma compreensão profunda das características da condição. De modo, que é possível destacar a importância das políticas de inclusão educacional e a contribuição dos pais. Sendo assim, pode-se deduzir que para superar tais desafios da alfabetização na perspectiva inclusiva demanda uma abordagem multidisciplinar e sensível às necessidades individuais dos alunos, garantindo sua participação plena e desenvolvimento escolar. Palavras-chave: Autismo. Alfabetização. Inclusão. Educação especial.

Biografía del autor/a

Sara Monteiro Morais dos Santos, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Pós-graduação / Especialização / Lato Sensu em Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPAQ Graduação Licenciatura em PEDAGOGIA: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPAQ Experiência Profissional na Educação Básica CAIC ANTONIO PACE , Aquidauana , MS Professor de apoio 03/2024 - 10/2024 Contrato temporário Carga Horária: 40 Etapa: Ensino fundamental - (5ª a 8ª ou 6º a 9º)
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-12-13