AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS PARA AVALIAR OS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da avaliação para aprendizagem de educandos com deficiência e buscou identificar, ainda, formas e instrumentos para as avaliações tendo como princípio norteador o Desenho Universal de Aprendizagem. A metodologia adotada para este estudo foi de pesquisa bibliográfica, com revisão sistemática da literatura. Os “sujeitos” de nossa pesquisa foram artigos, trabalho de conclusão de curso e dissertação, resgatados por meio das bases de dados Google Acadêmico, CTDCAPES e Scielo. Foram utilizados os strings de busca: Avaliação para as aprendizagens e alunos com deficiência; "Pessoa com deficiência e Educação Inclusiva; Avaliação da aprendizagem and Pessoa com deficiência, cujo fenômeno estudado fosse a avaliação voltada para o público da Educação Especial. Ainda, foi analisada a legislação que orienta sobre os processos de avaliação voltados para estudantes com deficiência. As proposições de avaliações foram analisadas tendo como aporte teórico principal as proposições do Desenho Universal de Aprendizagem. Conclui-se que promover a inclusão no processo avaliativo exige um esforço conjunto de todos os atores educacionais, desde o cumprimento efetivo dos dispositivos legais até a transformação das práticas pedagógicas e avaliativas. A avaliação inclusiva não deve ser vista apenas como um requisito legal, mas como uma ferramenta para potencializar o aprendizado e a dignidade de cada aluno, independentemente de suas características e condições.
Publicado
2024-12-13
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.