FORMANDO FORMADORES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: sutilezas do olhar

  • Ana Lucia Gomes da SILVA UFMS/CPAQ
  • Ivani Catarina Arantes FAZENDA PUC/SP
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação de Formadores. Universidade.

Resumo

O olhar mais sutil, percorrido em meio às reflexões interdisciplinares, com foco no I workshop “formando formadores para a interdisciplinaridade”, motivou este artigo. Esse evento foi estimulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e promovido pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O nosso objetivo é contribuir com percepções sobre as metas da CAPES ao apontar a interdisciplinaridade como um possível caminho para superar a fragmentação do conhecimento existente no fomento às novas pesquisas e atitudes, diante dos diversos problemas relativos ao processo ensino e aprendizagem. Na abordagem desse tema valemo-nos dos diálogos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares/PUC/SP, sob a orientação da professora Ivani Fazenda. Desafiadas a compreender a maneira como os professores da UFMS pensam a educação interdisciplinar em sua ação transformadora, nos propomos a desenvolver os estudos e discussões no Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores da UFMS/Campus de Aquidauana. Com um olhar investigativo, acompanhamos a agenda do workshop, sob a coordenação da professora Edna Scremin Dias da Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores, juntamente com as professoras Adriana da Silva Posso (UFMS/INQUI) e Vivina Dias Sol Queiroz (UFMS/CCHS). Durante os trabalhos visualizamos um panorama em que a comunidade científica discutiu sobre interdisciplinaridade e, muitos pontos se cruzaram num exercício de parcerias, subjacente às inquietações das pesquisadoras. Nesse processo investigativo, a voz de professores e gestores inscritos, traduz o desejo imanente de mudanças em suas atividades acadêmicas. Daí o evento ter sido, além de espaço de aprendizagem, local de troca de experiências, crenças, sonhos, frustrações e realizações, o lócus para desencadeamento de novos espaços de reflexões e ações. Quanto aos resultados, identificamos os anseios dos participantes por mudanças balizadoras no caminho, mas também revelam que há muito a ser feito para que se reconheça o universo teórico e metodológico que respalda a prática interdisciplinar. Enfim, buscamos desvelar parte do cenário em que se encontra a questão da interdisciplinaridade na formação dos formadores da UFMS para que, além das fronteiras internas, se amplie o diálogo junto aos formadores na busca por novos parâmetros de qualidade de ensino.

Biografia do Autor

Ana Lucia Gomes da SILVA, UFMS/CPAQ
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo da PUC/SP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo-Grande/MS (UCDB). Especialista em Arte na Educação pela UFMS. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Marilia/SP. Pesquisadora no GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP; Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais da UFMS e dirigente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores/UFMS/CPAQ. Parecerista da Revista Interdisciplinaridade da PUC/SP. Conselheira no Programa de Formação de Professores da OMEP/BR/MS/Aquidauana. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação/Alfabetização/Interdisciplinaridade/Diversidade Cultural/Educação Escolar Indígena/Educação Infantil/Formação de Professores//Ludicidade/. Contato: analucia.sc1@hotmail.com
Ivani Catarina Arantes FAZENDA, PUC/SP
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em Filosofia da Educaçao pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative)da Universidade de Sherbrooke- Canadá, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRETt/UNESCO,- França. É membro do comite cientifico da Revista E. Curriculum da PUC/SP: www.pucsp.br/ecurriculum. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e tres da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação(cadeira 37). Coordena o GEPI- grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Editora da Revista INTERDISPCIPLINARIDADE publicada na Home do GEPI: www4.pucsp.br/gepi/ a partir de OUT/2010. Pesquisadora CNPQ- Nivel I desde 1993 e do INTERESPE desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação.

Referências

BRITO, Thalita Rios; DIAS, Edna Scremin. I workshop Formando Formadores para a Interdisciplinaridade. Relatório Final. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2014.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 6. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

Publicado
2014-10-31