A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Uma crítica à luz do materialismo histórico

  • Calebe Lucas Feitosa Campelo
  • Rafaela Cristina Johann
  • Antonio Marcondes Dos Santos Pereira

Resumo

A análise objetiva elucidar o discurso implícito nos documentos oficiais da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para demonstrar as forças catalizadoras dessas reformas. O enfoque metodológico reside no materialismo histórico de investigação, ancorado em uma revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Sustentamos que em Marx o conhecimento dialético da realidade tem sempre um caráter aproximativo.Assim, nessa abordagem, destaca-se a disputa ideológica em curso nas políticas curriculares, e explicita-se o projeto de educação e as relações sociais dentro e fora da escola, que sofrem influências das crises cíclicas do capital. Portanto, enfatiza-se as influências do processo de reordenação do processo produtivo e suas implicações nas políticas curriculares, e, consequentemente, na formação onmilateral dos discentes que têm sua formação balizada sob o viés capitalista e da educação pautada nos pressupostos da pedagogia das competências, na mesma medida em que ressaltamos a importância de opormo-nos à ideologia do capital.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
Calebe Lucas Feitosa Campelo, Rafaela Cristina Johann, & Antonio Marcondes Dos Santos Pereira. (2022). A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Uma crítica à luz do materialismo histórico. Revista GESTO-Debate, 21(01-12). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17109