A Implementação do Ensino Remoto em uma Rede Municipal de Ensino durante a Pandemia de COVID-19: Considerações a partir da perspectiva da da Pedagogia Histórico-Crítica
Resumo
Este artigo busca analisar a política da gestão educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS no tocante a implementação do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 no biênio de 2020 e 2021. O estudo tem como referência a abordagem qualitativa e o viés teórico na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A tipologia de investigação é respaldada por uma pesquisa documental. O corpus documental foi constituído pelas orientações dos organismos internacional e as diretrizes educacionais emitidas pelo Governo Federal e pelo Município de Dourados/MS. Os resultados sinalizam que houve uma hegemonia no processo de formulação das políticas educacionais que ficou restrito aos atores institucionais dos governos, visto que a comunidade escolar não foi consultada sobre as mudanças provocadas pelo ensino remoto, sobretudo, as relacionadas à capacidade tecnologia de professores e alunos, ao planejamento de conteúdos e ao monitoramento e avaliação da aprendizagem.