O BULLYING COMO FENÔMENO PSICOSSOCIAL NA ESCOLA

Palavras-chave: Violência na escola. Psicologia educacional. Educação conscientizadora. Tolerância.

Resumo

A escola como ambiente coletivo, desempenha importante função no desenvolvimento social do sujeito, viabilizando as relações entre pares que constituem a base do amadurecimento psicossocial, das relações interpessoais e a própria projeção extra-escolar do sujeito. Considerando este intrincado ecossistema onde as relações entre pares possuem motivações e objetivos, diversos são os casos em que grupos de sujeitos, buscando afirmação no espaço escolar através da força e violência psicológica sistematizada, causam danos e prejuízos para determinados sujeitos estereotipados como pacíficos ou ‘deslocados’ da maioria. Nesse sentido, tal violência sistêmica, denominada bullying, vem ganhando nos últimos anos notoriedade a partir dos recentes casos de ataques a escolas, protagonizados por indivíduos vitimados por este tipo de problema. Assim, este artigo, configurado num estudo bibliográfico narrativo-qualitativo, tem por objetivo discutir crítico-reflexivamente a problemática do bullying como fenômeno psicossocial na escola, destacando suas origens e relações com a escola. Para isso, foram reunidos trabalhos publicados entre 2013 e 2023, presentes nos repositórios de acesso livre  Scielo e Oasisbr, sendo usados descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão para refinamento do esteio bibliográfico utilizado. A partir das reflexões e discussões apresentadas ao longo do texto, verificamos que muito ainda deve ser feito para compreender o bullying como fenômeno complexo de interação entre pares na escola, possuindo este, origens múltiplas, produzindo impactos severos para as vítimas, levando a desafiadoras formas de mapeamento e intervenção por gestores e psicólogos educacionais.

Biografia do Autor

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

Publicado
2024-06-01
Como Citar
SALDANHA DE SIQUEIRA, K. (2024). O BULLYING COMO FENÔMENO PSICOSSOCIAL NA ESCOLA. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.20986
Seção
Artigos