O BULLYING COMO FENÔMENO PSICOSSOCIAL NA ESCOLA
Abstract
A escola como ambiente coletivo, desempenha importante função no desenvolvimento social do sujeito, viabilizando as relações entre pares que constituem a base do amadurecimento psicossocial, das relações interpessoais e a própria projeção extra-escolar do sujeito. Considerando este intrincado ecossistema onde as relações entre pares possuem motivações e objetivos, diversos são os casos em que grupos de sujeitos, buscando afirmação no espaço escolar através da força e violência psicológica sistematizada, causam danos e prejuízos para determinados sujeitos estereotipados como pacíficos ou ‘deslocados’ da maioria. Nesse sentido, tal violência sistêmica, denominada bullying, vem ganhando nos últimos anos notoriedade a partir dos recentes casos de ataques a escolas, protagonizados por indivíduos vitimados por este tipo de problema. Assim, este artigo, configurado num estudo bibliográfico narrativo-qualitativo, tem por objetivo discutir crítico-reflexivamente a problemática do bullying como fenômeno psicossocial na escola, destacando suas origens e relações com a escola. Para isso, foram reunidos trabalhos publicados entre 2013 e 2023, presentes nos repositórios de acesso livre Scielo e Oasisbr, sendo usados descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão para refinamento do esteio bibliográfico utilizado. A partir das reflexões e discussões apresentadas ao longo do texto, verificamos que muito ainda deve ser feito para compreender o bullying como fenômeno complexo de interação entre pares na escola, possuindo este, origens múltiplas, produzindo impactos severos para as vítimas, levando a desafiadoras formas de mapeamento e intervenção por gestores e psicólogos educacionais.