O Processo de Humanização na Psicologia Histórico-Cultural: Contribuições para o Trabalho Educativo

  • Jusimara Clara Ozorio

Abstract

A educação escolar tem um papel importante na humanização dos sujeitos, e torna-se mais efetiva quando existe esta intencionalidade, por outro lado, quando o processo educativo nega a estes o conhecimento, a arte e a ciência, pode favorecer a alienação e desumanização. Este artigo de estudo teórico, portanto, visa discutir à luz da Psicologia Histórico-Cultural, articulado à Pedagogia Histórico-Crítica, como se dá o processo de humanização e de que forma essas considerações podem auxiliar a aprendizagem na educação escolar. Visto que, em ambas as teorias norteadoras desta investigação têm como fundamentação teórica o materialismo histórico dialético, o conceito de ser humano, o seu processo de humanizar-se e as condições para isto, convergem dialeticamente nessas ciências que, apesar de terem objetos distintos de estudo, têm, como ponto em comum, aproximações em seus métodos de investigação. Em vista disso, propomos, uma reflexão acerca das contribuições da psicologia e seus estudos do desenvolvimento humano para a compreensão de uma prática escolar mais humanizadora que se dá com a transmissão da cultura humana.

Veröffentlicht
2022-09-20
Zitationsvorschlag
Jusimara Clara Ozorio. (2022). O Processo de Humanização na Psicologia Histórico-Cultural: Contribuições para o Trabalho Educativo. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17169