A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Resumen

No presente artigo objetiva-se analisar os desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down (SD) no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças. Como técnica de levantamento de dados, optou-se pela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educam crianças com SD em classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológico definidos na legislação brasileira como dimensões fundamentais do desenvolvimento integral humano. Em síntese, com o estudo constata-se que os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem à própria complexidade da síndrome e principalmente às escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SD nas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Biografía del autor/a

Elisalma de Matos Reis, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Pesquisadora; Cursou pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina

Odimar Lorenset, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisador; Doutorando em Educação do PPGE UDESC e Mestre em Educação pela UDESC.

Publicado
2023-04-24
Cómo citar
da Silva Silveira, M., de Matos Reis, E., & Lorenset, O. (2023). A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18176