PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INSTRUMENTOS POR COMITÊ DE JUÍZES ESPECIALISTAS PARA APRIMORAMENTO DE COLETA DE DADOS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17658

Résumé

A avaliação por comitê de juízes especialistas é um recurso metodológico empregado para o aprimoramento de instrumentos construídos para determinada pesquisa. O objetivo deste artigo é relatar o processo de análise por juízes dos instrumentos desenvolvidos pelas autoras para uma pesquisa de mestrado sobre o perfil de medalhistas de Olimpíadas científicas. O comitê de juízes avaliou um questionário socioeconômico-demográfico e quatro roteiros semiestruturados de entrevistas. A metodologia de avaliação considerou aspectos semânticos e técnicos, sob os critérios de simplicidade, clareza e relevância de cada item. Os resultados da avaliação por juízes levaram ao aperfeiçoamento dos instrumentos e de suas instruções de aplicação junto à amostra.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Vazzoler-Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru.

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística (DCCE), do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, e Docente dos Programas de Pós-graduação.

Cristina Costa-Lobo, Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB)

Investigadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Professora do Instituto Piaget, Consultora no Externato de Santa Clara, Diretora técnica da Escola Infantil Santa Estefânia, Docente no Instituto Superior Politécnico de Benguela (Portugal e Angola).

Publiée
2023-02-22