EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Josiane Pereira Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Departamento de Administração Escolar, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Renato Martins da Rocha Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Educação especial, Direito à educação, Educação das pessoas com deficiência, Indicadores educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.

Publicado
2023-11-27
Como Citar
Pereira Torres, J., Pinheiro de Oliveira , J., & Martins da Rocha , L. R. (2023). EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.19336