PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA

as condições materiais e tendências de proletarização em Moçambique

Abstract

Pretende-se com artigo analisar como a classe docente tem se posicionado para enfrentar a pandemia dentro e fora de sala de aulas em Mocambique. Especificamente visa identificar os parâmetros de enfrentamento para conciliar a fraca infraestrutura escolar e a necessidade de garantir a aprendizagem dos alunos; interpretar a (re)formulação das práticas docentes no cenário de covi19 e; a partir conceito de proletarização em Marx, explicar como a precarização e intensificação do trabalho docente afeta a saúde dessa categoria de trabalhador. Metodologicamente busca explicar as contradições presentes para o contexto moçambicano sobre o estar na sala de aulas e enfrentamento da pandemia com poucas condições de trabalho, a partir de um survey com professores do ensino primário e secundário. Dados apresentados mostram que há um discurso visando ao consentimento ativo de que as condições existentes favorecem a realização do trabalho docente, contudo, o sentimento dos professores é que tal se constitui em desafio para com a sua saúde e bem-estar.

Pubblicato
2022-11-09
Come citare
Francisco, J. A. (2022). PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA. Revista GESTO-Debate, 6(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17453