Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora

  • Carolina Nozella Gama
  • Ailton Cotrim Prates

Resumo

O presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
Nozella Gama, C., & Cotrim Prates, A. (2022). Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. Revista GESTO-Debate, 4(01-09). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099
Seção
Artigos