Contribuições da Pedagogia do Espaço de Mayumi Souza Lima na Construção da Escola Inclusiva Contemporânea
Resumo
Este artigo discute a importância da adaptação do conforto ambiental para o Público da Educação Especial (PEE) na rede regular de ensino. O estudo cruza a Pedagogia do Espaço, metodologia lúdico-participativa de Mayumi Watanabe Souza Lima, com os fundamentos da educação especial e inclusiva, propondo uma abordagem híbrida entre arquitetura escolar e inclusão. A pesquisa baseia-se em análise documental, incluindo bibliografia, relatórios da arquiteta educadora quando atuou na Conesp, e na experiência piloto da E.E. João Kopke durante a Ditadura Militar. Como estudo teórico em construção, ainda não há aplicação prática, prevista para etapa posterior. Conclui-se que a abordagem espacial de Mayumi Souza Lima pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão do PEE, indo além das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e reforçando o papel do ambiente físico na educação inclusiva.
