Formação de leitor: O despertar de um mundo novo

  • Hiolene de Jesus Moraes Oliveira Champloni Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Formação de leitor: O despertar de um mundo novo

Neste trablho abordam-se os mecanismos utilizados na formação do leitor, a partir de pressupostos teóricos e práticos dessa formação. Dessa forma, o livro se converte em uma ferramenta idispensável, juntamente com a mediação da escola, da família e da sociedade, para que esse hábito possa ser cultivado de maneira lúdica e proativa do desenvolvimento humano. Nesse sentido, defendemos que cabe aos educadores a mobilização dos meios disponíveis para despertar o interesse do aluno pela leitura, como parte de sua cidadania. Assim, a literatura, a música, o cinema, a pintura e demais manifestações artísticas convergem para o campo da imaginação promovendo a capacidade humana de sonhar e realizar. Para a sustentabilidade do texto serão utilizados aportes teóricos de Ângela Kleiman e Marisa Lajolo, muito devotadas a essas questões. O tema, apesar de muito discutido, deve ser tratado como alicerce de toda e qualquer formação e que a consolidação desse hábito seja a principal meta de todos os segmentos envolvidos.

Referências

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos completos. São Paulo: Cortez, 2011.

____________. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor: Aspectos cognitivos da leitura: Campinas, SP: Pontes, 2002.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fuentes, 2007.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2001.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global Editora, 1984.

Publicado
2020-01-04
Como Citar
Champloni, H. de J. M. O. (2020). Formação de leitor: O despertar de um mundo novo. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 84-93. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3383
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)