Formação de leitor: O despertar de um mundo novo
Resumo
Formação de leitor: O despertar de um mundo novo
Neste trablho abordam-se os mecanismos utilizados na formação do leitor, a partir de pressupostos teóricos e práticos dessa formação. Dessa forma, o livro se converte em uma ferramenta idispensável, juntamente com a mediação da escola, da família e da sociedade, para que esse hábito possa ser cultivado de maneira lúdica e proativa do desenvolvimento humano. Nesse sentido, defendemos que cabe aos educadores a mobilização dos meios disponíveis para despertar o interesse do aluno pela leitura, como parte de sua cidadania. Assim, a literatura, a música, o cinema, a pintura e demais manifestações artísticas convergem para o campo da imaginação promovendo a capacidade humana de sonhar e realizar. Para a sustentabilidade do texto serão utilizados aportes teóricos de Ângela Kleiman e Marisa Lajolo, muito devotadas a essas questões. O tema, apesar de muito discutido, deve ser tratado como alicerce de toda e qualquer formação e que a consolidação desse hábito seja a principal meta de todos os segmentos envolvidos.
Referências
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos completos. São Paulo: Cortez, 2011.
____________. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor: Aspectos cognitivos da leitura: Campinas, SP: Pontes, 2002.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fuentes, 2007.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2001.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global Editora, 1984.
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