O Tratamento das Marcas Diatópicas em Dicionários Escolares do Ensino Médio: denominações para a fruta ‘tangerina’
The Treatment of Diatopic Brands in High School Dictionaries: names for the ‘tangerine fruit’
Resumen
Este trabalho discute a questão das marcas diatópicas em quatro dicionários escolares de Língua Portuguesa destinados a alunos do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD Dicionários 2012, tomando como referência a Carta L05 do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) que registra denominações para a fruta comumente nomeada como ‘tangerina’ nas capitais do Brasil (CARDOSO et al, 2014). O artigo aborda uma temática relacionada à área da Linguística, subáreas Lexicologia, Lexicografia e Geolinguística. O aporte teórico abordado neste estudo foi voltado para a questão da variação linguística adotada pelos documentos oficiais da educação e para as concepções gerais dos dicionários escolares. A análise das unidades lexicais possibilitou notar que há lacunas na apresentação de informações sobre a variação diatópica nos dicionários, no que diz respeito ao registro das variantes lexicais que nomeiam a fruta ‘tangerina’.
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