Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo

  • Karla Kato HUMAP
  • Rosangela Silva Rigo

Resumo

Trata-se de um artigo reflexivo sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em medicina a temática cuidados paliativos e estratégias a serem implantadas enquanto disciplina. Métodos: Estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado por meio de pesquisas da produção científica, através dos descritores “Cuidados paliativos”, “terminalidade”, “ensino” e “médico”. Resultados: Os achados permitem a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar na grade curricular a disciplina cuidados paliativos, com ensino teórico e campos de estágio práticos, a fim de preparar os futuros profissionais para o cuidar neste contexto. CONCLUSÃO: É imprescindível a adoção de estratégias para envolvimento da sociedade quanto ao tema ainda desconhecido, além da implementação do ensino longitudinal obrigatório de cuidados paliativos na grade curricular. DESCRITORES: Cuidados paliativos, terminalidade,  ensino médico.

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Publicado
2022-12-06
Como Citar
KATO, K.; SILVA RIGO, R. Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 8, n. 2, p. 02-05, 6 dez. 2022.
Seção
Artigos de Reflexão