Artigo Original:
Comparação entre crioterapia por imersão e recuperação passiva: efeitos agudos pós-esforço sobre parâmetros eletromiográficos e dinamométricos. PECIBES, 26-31, 2016

Autores

  • Fernando Sergio Silva Barbosa Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Silvio Assis Oliveira-Júnior Editor associado em Fisioterapia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande - MS, Brasil.

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar os efeitos da crioterapia por imersão (CI) e da recuperação passiva (RP) após protocolo de indução à fadiga muscular. A força isométrica máxima (FIM) de dois voluntários do sexo masculino foi determinada e em seguida foram submetidos a um teste de exaustão submáximo dos extensores do joelho em intensidade de 80% da FIM. Após a exaustão, um voluntário manteve-se em recuperação passiva (RP) e o outro foi submetido a CI (5 °C; 5 minutos). A fadiga e a recuperação muscular foram avaliadas pelo comportamento da FIM e de parâmetros eletromiográficos (EMG) obtidos antes e após a exaustão, e após os períodos de recuperação. A força muscular demonstrou ser recuperada em ambos os voluntários de modo similar. Por outro lado, analisando os parâmetros EMG, a CI demonstrou promover recuperação superior à RP.

Biografia do Autor

  • Silvio Assis Oliveira-Júnior, Editor associado em Fisioterapia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande - MS, Brasil.
    Professor Adjunto II do Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/ MS e, desde Nov/ 2013, ocupa também o cargo de Coordenador da Clínica Escola Integrada (CEI/ CCBS/ UFMS). Como pesquisador, é orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, da Faculdade de Medicina (FAMED/ UFMS) e coordena projetos sob as temáticas: Aspectos morfofuncionais e moleculares da remodelação cardíaca, Relações entre intervenções nutricionais e remodelação do músculo estriado, Fisiopatologia de lesões musculoesqueléticas em diferentes modalidades de esporte e exercício físico, e Exercício físico e saúde humana.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BARBOSA, Fernando Sergio Silva; OLIVEIRA-JÚNIOR, Silvio Assis. Artigo Original: Comparação entre crioterapia por imersão e recuperação passiva: efeitos agudos pós-esforço sobre parâmetros eletromiográficos e dinamométricos. PECIBES, 26-31, 2016. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 2, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/1267. Acesso em: 18 fev. 2026.