Diferentes tipos de raciocínio na Geometria dos Livros Didáticos de Matemática
Resumo
No que diz respeito ao ensino da Matemática, o uso de diferentes tipos de raciocínio é relevante para que o aluno tenha um panorama completo de como a Matemática é construída. Neste artigo compartilhamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender se, e de que modo, diferentes tipos de raciocínio – dedutivo, indutivo, abdutivo e analógico – se fazem presentes nos capítulos de Geometria de 21 Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Assumimos uma abordagem qualitativa de cunho documental e, como referencial teórico, utilizamos as ideias de raciocínio propostas por David Reid e Christine Knipping. As conclusões indicaram que nem todos os livros apresentam os quatro tipos de raciocínio e que há uma maior abordagem dedutiva e indutiva, em detrimento dos outros tipos. Concluímos, também, que nenhuma coleção analisada propõe uma conexão entre os diferentes raciocínios, assim como não defendem a importância de seus usos.
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