Diferentes tipos de raciocínio na Geometria dos Livros Didáticos de Matemática

  • Lucas Carato Mazzi PPGEM/Unesp Rio Claro
  • Rúbia Amaral-Schio Unesp
Palavras-chave: Dedução, Indução, Provas, Ensino Médio

Resumo

No que diz respeito ao ensino da Matemática, o uso de diferentes tipos de raciocínio é relevante para que o aluno tenha um panorama completo de como a Matemática é construída. Neste artigo compartilhamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender se, e de que modo, diferentes tipos de raciocínio – dedutivo, indutivo, abdutivo e analógico – se fazem presentes nos capítulos de Geometria de 21 Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Assumimos uma abordagem qualitativa de cunho documental e, como referencial teórico, utilizamos as ideias de raciocínio propostas por David Reid e Christine Knipping. As conclusões indicaram que nem todos os livros apresentam os quatro tipos de raciocínio e que há uma maior abordagem dedutiva e indutiva, em detrimento dos outros tipos. Concluímos, também, que nenhuma coleção analisada propõe uma conexão entre os diferentes raciocínios, assim como não defendem a importância de seus usos.

Biografia do Autor

Lucas Carato Mazzi, PPGEM/Unesp Rio Claro

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Unesp - Rio Claro). E-mail: lucas.mazzi@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3395-3724.

Rúbia Amaral-Schio, Unesp

Doutora em Educação Matemática (Unesp - Rio Claro). Docente do Departamento de Matemática (Unesp - Rio Claro). E-mail: rubia.amaral@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4393-6127.

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Publicado
2020-06-27
Como Citar
CARATO MAZZI, L.; BARCELOS AMARAL-SCHIO, R. Diferentes tipos de raciocínio na Geometria dos Livros Didáticos de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-17, 27 jun. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)