Tecnologias Digitais na Licenciatura em Matemática: Outro Zoom

  • Karina Fonseca Bragagnollo Unemat
  • Weslaine Granella Oenning UNEMAT
  • Daise Lago Pereira Souto UNEMAT
Palavras-chave: Formação de Professores. Tecnologias Digitais. Licenciatura. Matemática.

Resumo

Diante do cenário atual, em que as Tecnologias Digitais fazem parte do cotidiano dos alunos, acreditamos que há necessidade de a formação inicial preparar o professor para essa realidade, de modo que esse profissional seja apto a valer-se das potencialidades dessas Tecnologias. Nesse sentido, o presente trabalho apresentará uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura Plena em matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Renê Barbour, da cidade de Barra do Bugres - MT. O objetivo de verificar como as Tecnologias Digitais estão dispostas na matriz curricular deste contexto. A análise qualitativa dos dados contou com o software MAXQDA na codificação dos dados para posterior análise segundo os pressupostos de Bardin. Da análise dos dados emergiram quatro categorias, a saber: “Características almejadas pela formação”, “Ementas”, “Literatura utilizada, “Estrutura física disponível”. As quais sugerem que no PPC do curso há indicativos de um desejo em formar professores capazes de fazer uso pedagógico de Tecnologias Digitais. Com destaque a uma disciplina que apresenta indícios de integrar a formação pedagógica dos estudantes com a formação com Tecnologias Digitais.

Biografia do Autor

Karina Fonseca Bragagnollo, Unemat

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em 2018. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UNEMAT. Linha pesquisa: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática. E-mail: karina.bragagnollo@unemat.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2209-0030.

Weslaine Granella Oenning, UNEMAT

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em 2018. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UNEMAT. Linha pesquisa: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática. E-mail: weslaine.oenning@unemat.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8181-1697

Daise Lago Pereira Souto, UNEMAT

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Atualmente é docente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e atua no Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC - e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências e Matemática - PPGCEM - da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT . É mestre em Ciências no domínio da Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUí, especialista em Métodos Estatísticos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI - e licenciada em Matemática pela mesma universidade. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Atualmente desenvolve pesquisas nas linhas de: Tecnologias Digitais e Aprendizagem da Matemática; Tecnologias Digitais e Formação de Professores; Educação Matemática a Distância on-line; Teoria da Atividade e Educação Matemática. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP, e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Profissão Docente - EP3D - UNEMAT. É membro do Corpo Editorial de e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TICs e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso. E-mail: daise@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6832-6099.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORBA, Marcelo Carvalho; MALHEIROS, Ana Paula Santos.; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação a Distância online. Autêntica. Belo Horizonte, 2011.

BRASIL. MEC. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Seção 1, p. 13.

BARRETO, Raquel Goulart et al. As Tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006.

DE ALMEIDA, Amanda Larissa; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Aspectos matemáticos, didáticos e pedagógicos das disciplinas de conteúdo matemático na licenciatura: um olhar a partir de teses e dissertações (2001-2017). Revemop, v. 1, n. 3, p. 397-419, 2019.

ENGELBRECHT, Johan; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM Mathematics Education, 52, p.825–841, 2020. Disponível em<https://doi.org/10.1007/s11858-020-01176-4>. Acesso em 26 de out. 2020

KENSKY, Vani. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, Papirus, 2012.

LIMA, Vanessa Suligo Araújo; SOUTO, Daise Lago Pereira; KOCHANN, Maria Elizabete Rambo. Tecnologias digitais no ensino superior: um zoom. Revista Prática Docente, v. 2, p. 138, 2017.

MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e Tecnologias Digitais: reflexões sobre prática e formação docente/Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.

MISKULIN, Rosana Giaretta et al. Identificação e Análise das Dimensões que permeiam a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de matemática no Contexto da Formação de Professores. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, 2006.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, p. 63-90, 2000.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em plena em matemática. Barra do Bugres: Unemat, 2018. Disponível em: <http://bbg.unemat.br/ws-core-bbg/cursos/pdf/curso07-11-2018_20_57PPCMatemticapdf.pdf>. Acesso em 15 de out. 2019.

Publicado
2020-11-06
Como Citar
FONSECA BRAGAGNOLLO, K.; GRANELLA OENNING, W.; LAGO PEREIRA SOUTO, D. Tecnologias Digitais na Licenciatura em Matemática: Outro Zoom. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-19, 6 nov. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)