Tecnologias Digitais na Licenciatura em Matemática: Outro Zoom
Resumo
Diante do cenário atual, em que as Tecnologias Digitais fazem parte do cotidiano dos alunos, acreditamos que há necessidade de a formação inicial preparar o professor para essa realidade, de modo que esse profissional seja apto a valer-se das potencialidades dessas Tecnologias. Nesse sentido, o presente trabalho apresentará uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura Plena em matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Renê Barbour, da cidade de Barra do Bugres - MT. O objetivo de verificar como as Tecnologias Digitais estão dispostas na matriz curricular deste contexto. A análise qualitativa dos dados contou com o software MAXQDA na codificação dos dados para posterior análise segundo os pressupostos de Bardin. Da análise dos dados emergiram quatro categorias, a saber: “Características almejadas pela formação”, “Ementas”, “Literatura utilizada, “Estrutura física disponível”. As quais sugerem que no PPC do curso há indicativos de um desejo em formar professores capazes de fazer uso pedagógico de Tecnologias Digitais. Com destaque a uma disciplina que apresenta indícios de integrar a formação pedagógica dos estudantes com a formação com Tecnologias Digitais.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BORBA, Marcelo Carvalho; MALHEIROS, Ana Paula Santos.; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação a Distância online. Autêntica. Belo Horizonte, 2011.
BRASIL. MEC. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Seção 1, p. 13.
BARRETO, Raquel Goulart et al. As Tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006.
DE ALMEIDA, Amanda Larissa; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Aspectos matemáticos, didáticos e pedagógicos das disciplinas de conteúdo matemático na licenciatura: um olhar a partir de teses e dissertações (2001-2017). Revemop, v. 1, n. 3, p. 397-419, 2019.
ENGELBRECHT, Johan; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM Mathematics Education, 52, p.825–841, 2020. Disponível em<https://doi.org/10.1007/s11858-020-01176-4>. Acesso em 26 de out. 2020
KENSKY, Vani. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, Papirus, 2012.
LIMA, Vanessa Suligo Araújo; SOUTO, Daise Lago Pereira; KOCHANN, Maria Elizabete Rambo. Tecnologias digitais no ensino superior: um zoom. Revista Prática Docente, v. 2, p. 138, 2017.
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e Tecnologias Digitais: reflexões sobre prática e formação docente/Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.
MISKULIN, Rosana Giaretta et al. Identificação e Análise das Dimensões que permeiam a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de matemática no Contexto da Formação de Professores. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, 2006.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, p. 63-90, 2000.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em plena em matemática. Barra do Bugres: Unemat, 2018. Disponível em: <http://bbg.unemat.br/ws-core-bbg/cursos/pdf/curso07-11-2018_20_57PPCMatemticapdf.pdf>. Acesso em 15 de out. 2019.
Copyright (c) 2020 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.