Tecnologias Digitais e Práticas de Subitização: Perspectivas na Educação Básica
Resumo
O termo subitizing, traduzido para o nosso idioma como subitização, ainda não cunhado fortemente na Educação Matemática, constitui a habilidade em reconhecer um conjunto com poucos objetos, o que, em nossa concepção, tende a se aproximar da capacidade de estimativa do estudante. Sentimo-nos, então, inclinados a investigar indícios da utilização de tecnologias digitais, mediante práticas de numeramento, especialmente no campo da subitização ou estimativa, verificar quais tipos de recursos são utilizados, além da forma como se caracterizam as atividades no âmbito da Educação Básica, por meio da realização de uma revisão sistemática de literatura. De fato, das oito averiguações selecionadas, praticamente nenhuma se refere diretamente à subitização, mas nossas lentes permitiram sinalizar a possibilidade de recursos digitais, bem como de atividades, ambos por nós elencados, capazes de potencializar o aprendizado matemático de estudantes não somente nesse campo, mas abrangendo, inclusive, a estimativa.
Referências
ALIATTI, Camila. Fábrica de matemáticas: uma escola expandida por meio da tecnologia digital e da cooperação. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61401. Acesso em 05/12/2019.
ASSIS, Alexandre Rodrigues de; BAIRRAL, Marcelo Almeida; SILVA, Bárbara Caroline Cardoso Chagas da. Um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao aprendizado matemático. Anais do VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, RS, 2013.
BARWELL, Richard. What is numeracy? For the Learning of Mathematics, v. 24, n. 1, pp. 20-22, 2004.
CARVALHO, Mayco Farias de; GASPARINI, Isabela; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Jogos digitais educacionais para alfabetização matemática: levantamento de habilidades e level design. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia – MG, 2016.
DAMÁSIO, Antônio Rosa. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. Laura Teixeira Motta (2ª ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DEHAENE, Stanislas. The number sense: how the mind creates Mathematics. Oxford University Press, Penguin press, New York, Cambridge (UK), 1997.
FARIA, Juliana Batista; GOMES, Maria Laura Magalhães; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas: o “caso da calculadora”. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 18, número temático, pp. 345-378, 2010.
FERREIRA, Ana Rafaela Correia; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento no Ensino Médio da EJA: reflexões para a sala de aula. Revista Cadernos de Educação, n. 52, pp. 1-17, 2015.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito(s) de numeramento e relações com letramento. Lopes, C. E.; Nacarato, A. M. (orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
IDEM, Rita de Cássia. Investigando a estética na exploração matemática de padrões com o uso de tecnologias digitais. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Belo Horizonte – MG, 2018.
JALALI, Samireh; WOHLIN, Claes. Systematic literature studies: database searches vs. backward snowballing. Proceedings of the ACM-IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, ESEM 12, New York, NY, USA, 2012.
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
MARQUES, Wagner. Multinumeramentos em smartphones com telas da neurociência. In Bairral, M.; Carvalho, M. (org.). Dispositivos móveis no ensino da matemática: tablets & smartphones. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
MARQUES, Wagner. Instigando múltiplas formas de numeramento com atividades em smartphones. Anais do III Fórum do GT-6 da SBEM – Educação matemática: novas tecnologias e educação a distância. Vitória – ES, 2018.
MARQUES, Wagner. Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pelotas - RS, 2017.
MARQUES, Wagner. Numeramento em tela touchscreen de smartphones com atividades instigadoras. Anais do XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Curitiba – PR, 2016.
MARQUES, Wagner.; BAIRRAL, Marcelo. Na calculadora é ponto ou vírgula? Analisando interações discentes sob as lentes de Vygotsky e Bakhtin. Seropédica, RJ: EDUR, 2014.
MENEZES, Stefane Vieira; ROZA, Jiani Cardoso da. Genius Math: uma aplicação mobile para auxiliar a aprendizagem da matemática na pré-escola. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia – MG, 2016.
PURPURA, David; LONIGAN, Christopher. Informal numeracy skills: the structure and relations among numbering, relations, and arithmetic operations in preschool. American Educational Research Journal, v. 50, n. 1, pp. 178-209, 2013.
SILVA, Eder Ricardo da. Os Efeitos do treino musical sobre a cognição numérica e a memória operacional: um estudo prospectivo em crianças pré-escolares. 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru – SP, 2016.
SILVA, Eduardo Jorge Lira Antunes da.; PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. O uso do jogo educacional “Eu sei contar” como auxílio da matemática no ensino infantil. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola. Recife, PE, 2017.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros (1ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOUZA, Patricia Ferreira Concato; BLANCO, Marília Bazan; NETO, João Coelho. Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática. Revista Insignare Scientia. v. 2, n. 2, pp. 132-149, 2019.
VENEZIANO, Wilson Henrique; PEREIRA, Maraísa Helena Borges Estevão; THOMAZ, Lucas Santiago Spíndola; MOREIRA, Thales Eduardo Gomes; MELLER, Neuza. Ferramenta educacional de tecnologia assistiva para o ensino e a prática da matemática social de jovens e adultos com deficiência intelectual. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia – MG, 2016.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VON ASTER, Michael; SHALEV, Ruth. Number development and developmental dyscalculia. Developmental Medicine & Child Neurology, n. 49, pp. 868–873, 2007.
WYNN, Karen. (1995). Origins of numerical knowledges. In: Butterworth, B. Mathematical cognition (1 ed.). London: Psychology Press, 1995.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.