Tecnologias Digitais e Práticas de Subitização: Perspectivas na Educação Básica

Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Subitização, Estimativa, Educação Básica

Resumo

O termo subitizing, traduzido para o nosso idioma como subitização, ainda não cunhado fortemente na Educação Matemática, constitui a habilidade em reconhecer um conjunto com poucos objetos, o que, em nossa concepção, tende a se aproximar da capacidade de estimativa do estudante. Sentimo-nos, então, inclinados a investigar indícios da utilização de tecnologias digitais, mediante práticas de numeramento, especialmente no campo da subitização ou estimativa, verificar quais tipos de recursos são utilizados, além da forma como se caracterizam as atividades no âmbito da Educação Básica, por meio da realização de uma revisão sistemática de literatura. De fato, das oito averiguações selecionadas, praticamente nenhuma se refere diretamente à subitização, mas nossas lentes permitiram sinalizar a possibilidade de recursos digitais, bem como de atividades, ambos por nós elencados, capazes de potencializar o aprendizado matemático de estudantes não somente nesse campo, mas abrangendo, inclusive, a estimativa.

Biografia do Autor

Wagner da Silveira Marques , UCAM/FAETEC

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestre em Educação também pelo PPGEduc/UFRRJ (2013). Possui Especialização em Ciências Pedagógicas pela Faculdade Béthencourt da Silva (2003) e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2002). Graduado em Formação Pedagógica, com habilitação em Matemática, pelo Centro Universitário Augusto Motta (2001) e em Engenharia Mecânica, Habilitação Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1991). Membro da Diretoria do Boletim do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM). Revisor do Boletim GEPEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias em Engenharias e Educação Matemática (GEPETEEM).  Atua com articulação entre a formação em engenharia e a Educação Matemática, mediada pelo auxílio de tecnologias, inclusive as digitais, com elementos do cotidiano, investigando práticas de multinumeramento. Coordenador do GT-6 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente é professor da Universidade Cândido Mendes
(UCAM). E-mail: wagsmarques@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9098-7122.

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Publicado
2021-06-07
Como Citar
MARQUES , W. DA S. Tecnologias Digitais e Práticas de Subitização: Perspectivas na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-23, 7 jun. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)